Home » Processo de certificação

Processo de certificação

Os passos do processo que conduz à obtenção do Certificado Energético, são os seguintes:

1 Início

Aceitação das condições de fornecimento do serviço.                         

2 Documentação

Disponibilização, preferencialmente por correio eletrónico, da seguinte documentação e informação::
a) Obrigatória:
i) Caderneta Predial atualizada (obtém-se facilmente no site das Finanças. https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/main.jsp?body=/ca/patrimonio.jsp);
ii) Certidão de registo na Conservatória de Registo Predial. Não é necessária uma certidão permanente, pode ser uma cópia informativa, (as certidões podem ser pedidas online  https://www.predialonline.pt/PredialOnline/) e;
iv) Dados do proprietário ou declarante, para faturação: Nome, Morada, NIF, email e telefone.

b) Outra documentação, caso exista, que pode auxiliar bastante a correcta classificação energética do imóvel:

i) Planta do imóvel;
ii) Ficha técnica da habitação, (obrigatória após agosto de 2004 em habitações onde o promotor não é o proprietário);
iii) Projeto de comportamento térmico, acompanhado pelo termo de responsabilidade do diretor de obra;
iv) Caso tenham existido intervenções com impacto no comportamento térmico, como, por exemplo, a aplicação de isolamentos ou a substituição de caixilharias, as características dos elementos aplicados assim como evidências da sua implementação, (p.e. orçamento e faturas, fotografias, termo de responsabilidade de técnicos, etc.)
v) Manuais ou fichas técnicas dos equipamentos de climatização e produção de águas quentes sanitárias, e evidências da sua manutenção;
vi) Nas frações de comércio ou serviços, os projetos ou características dos sistemas de iluminação e AVAC, assim como dos equipamentos que consumam energia, (elétrica, gás, carvão ou outras).

Para imóveis "Novos" ou sujeitos a "Grandes Intervençõe", contacte-nos, pois há muita mais documentação, e informação necessária.

3 Marcação da vistoria ao imóvel

Esta marcação depende da disponibilidade das partes, variando a da 2EQ, tipicamente, entre os 2 e os 4 dias úteis.

4 Vistoria ao imóvel

A visita demora cerca de 30 a 60 minutos e envolve recolha de informação que permita determinar as caracteristicas do imóvel e da sua envolvente, (paredes, coberturas, janelas, etc..), e dos equipamentos de climatização, produção de águas quentes sanitárias e ventilação. Nos imóveis de comércio e serviços, também se recolhem informações da ocupação dos espaços, horários de funcionamento, atividades desenvolvidas e caracteristiscas de todos os equipamentos que consome energia. 
No final da vistoria, o proprietário, declarante ou representante, e o Perito Qualificado, (PQ), assinam a “Declaração Relativa ao Processo de Certificação Energética”.

5 Cálculo do desempenho energético e classificação da fracção

De acordo com a metodologia estabelecida pelo Dectreto-Lei nº 118/2013, e recorrendo a software de simulação.

6 Identificação das medidas de melhoria energética

Estas medidas são descritas no certificado, de implementação voluntária e conduzem a um melhor desempenho energético, ou condições de utilização, do edifício, sendo estimando o custo da sua implementação e as poupanças e benefícios obtidos.

7 Registo no site da ADENE

Toda a informação recolhida, e os resultados dos cálculos, são carregados no portal da ADNE, e a partir desse momento o certificado fica pronto para ser emitido. A ADENE é que o emite, mas só após o pagamento da respetiva taxa.

8 Envio dos dados para pagamento dos honorários e da taxa ADENE

Os honorários são pagos por transferencia bancária. A Taxa ADENE pode ser paga diretamente no site pelo perito, o que permite a emissão imediata do certificado, ou pelo cliente por multibanco, o que implica 24 horas úteis para emissão do certificado.

9 Pagamento

Pagamento dos honorários e da Taxa.

10 Envio, por email, da documentação

Envio do Certificado Energético por email, assim como de uma cópia da "Declaração de Visita", do "Relatório de Peritagem" e a fatura-recido dos honorários. O recido da taxa será enviado pelo correio pela ADENE.